Núcleo de Sociabilidade Libertária




cristianismo primitivo e anarco-cristianismo, uma prática de libertação? [ Iniciação Científica]
Gustavo Ramus
Concluído em 2007
Bolsa Cnpq

O cristianismo emergiu como um movimento de contestação ao domínio do Império romano. As práticas adotadas por Jesus e seus seguidores contrariavam os costumes e valores de sua época e rompiam com o elitismo judaico. Alguns anarquistas recorrem às primeiras comunidades cristãs, que fugiam do domínio de Roma e viviam em comunidades afastadas. Os primeiros cristãos eram avessos ao reino dos homens e não se submetiam às leis criadas por esses. Distanciavam-se das cidades em busca de uma vida simples, de forma que tudo era compartilhado entre eles, não existindo hierarquia e nem propriedade de bens dentro do grupo.

O anarquista russo Liev Tolstoi (1828-1910) aproximou o cristianismo de uma perspectiva libertária, dando início a uma nova corrente de pensamento denominada anarco cristianismo. O escritor russo era tomado por um ideal de pacifismo e de volta a natureza. Acreditava que o verdadeiro cristão não poderia servir ao Estado e que o patriotismo era um obstáculo para o homem livre. Fundou uma escola voltada para os filhos de camponeses, adotando uma pedagogia de livre experimentação. Era contra a atividade militar, um crítico assíduo da conscrição. Dizia que contra a repressão do Estado só havia uma arma: a insubmissão.

Tolstoi influenciou diversos homens no mundo todo. Entre os militantes anarquistas brasileiros, podemos encontrar Manuel Curvelo de Mendonça, autor do livro Regeneração; Maria Lacerda de Moura, antimilitarista, jornalista e professora adepta da pedagogia libertária; e o filósofo Mário Ferreira dos Santos.

O objetivo da pesquisa é problematizar a pertinência da religiosidade e da ética cristã em uma sociedade igualitária com base no cristianismo primitivo, realizando um breve mapeamento do anarquismo cristão no Brasil. O trabalho desenvolveu-se a partir de leituras comparadas, tendo como bibliografia básica algumas passagens bíblicas, livros de Liev Tolstoi e alguns registros de anarquistas brasileiros.


Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol
Contate-nos em nu-sol@nu-sol.org