N˙cleo de Sociabilidade Libertßria




O Nu-Sol ├ę uma associa├ž├úo de pesquisadores libert├írios voltados para problematizar rela├ž├Áes de poder e inventar liberdades. Procuramos por meio de pesquisas, cursos regulares e abertos ao p├║blico, como os cursos livres, e experimenta├ž├Áes com linguagens levar a debates com a universidade e o p├║blico os resultados de nossas pesquisas e inc├┤modos ├á flor da pele.

Ao lan├žarmos m├úo da an├ílise a partir da genealogia do poder nos preparamos para atuar no interior das batalhas entre as for├žas sociais que buscam dar formas as experimenta├ž├Áes de liberdades. Distanciamo-nos dos ref├║gios seguros trazidos pelas teorias, do conformismo embalado pelas dogm├íticas, dos zeladores das responsabilidades procedimentais e das confort├íveis ret├│ricas que alimentam os defensores das v├ştimas.


As pesquisas e atitudes do Nu-Sol apartam-se de condutas solenes, da superioridade da ideia, da consci├¬ncia superior e da intransig├¬ncia da funcionalidade institucional, para se situar nas lutas por liberdade diante dos efeitos das mais diversas maneiras de governar e dos aprisionamentos sob a vontade do soberano, das normaliza├ž├Áes disciplinares e dos governos desdobrados nas sociedades de controle.


Trabalhamos no interior dos insuport├íveis momentos em que se justificam castigos, preven├ž├Áes, vigil├óncias, medos, amea├žas, viol├¬ncias em nome de algo superior, f├şsico ou metaf├şsico, da autoridade hier´┐Żrquica e de sua perman´┐Żncia como governo da Luzes e da democracia. Problematizamos os efeitos do Iluminismo em utopias democr├ítico-capitalista, socialista autorit├íria ou libert├íria, em fascismo, em anarquismo.


Lidamos com nossas inquieta├ž├Áes de vida indo habitar outros espa├žos, dentro e fora da universidade, transformando a aula convencional em inesperada aula-teatro, ladeando livros com v├şdeos, pesquisas cient├şficas com literaturas e artes pl├ísticas, a hist├│ria no corpo com as surpresas advindas do mundo da intelig├¬ncia artificial e demasiada humana. O Nu-Sol n├úo busca fundir, articular ou propiciar rela├ž├Áes entre ci├¬ncia e arte, e admira os que sabem faz├¬-lo. Interessa-se pelas manifesta├ž├Áes ├ętico-est├íticas da exist├¬ncia libert├íria diante dos governos de saber e de verdades.


Evitamos, mas n├úo desconhecemos e tampouco subestimamos, os embates entre te├│ricos, suas disputas por hegemonia de saber e suas consequentes ocupa├ž├Áes nas organiza├ž├Áes cient├şficas e de financiamentos, exercitando pluralismos institucionais.


n├úo tememos transitar pelas bordas das fronteiras e depois delas. Apreciamos as imensas extens├Áes que se avistam e que podemos pisar adiante, porque nos fixamos fora de n├│s e na ├│rbita das fomes, livres das utopias e fazendo da pesquisa e das atitudes do Nu-Sol uma heterotopia libert├íria.


Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol
Contate-nos em nu-sol@nu-sol.org